• Lair Buosi Bachiega

Limoncello, O Licor Dos Frutos e do Sol da Itália – Panna Cotta com Limoncello - Torta de Limoncello


Para aqueles que gostam de saber um pouco mais sobre a história do Limoncello podemos dizer que quando cruzamos com as garrafas de Limoncello no ambiente luxuoso do duty – free shop dos aeroportos, pouca gente imagina que esse licor cítrico, na verdade, é realizado com uma das partes menos nobres do limão: suas cascas.

Símbolo do mediterrâneo, a bebida nos faz pensar no perfume da Península Sorrentina, em árvores frondosas carregadas de frutos amarelo-ouro beijados pelo sol, na determinação dos produtores do sul da Itália, que criaram coreográficos terraceamentos nas colinas com vista para o mar.

Os habitantes de Sorrento, Amalfi e Capri reivindicam a sua invenção, mas foi no final da década de 80 que a marca «Limoncello» foi registrada pelo empreendedor Massimo Canale, em Capri. O Limoncello é realizado com os perfumados limões de Sorrento, um produto que possui a certificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) e também é conhecido como Limone di Massa ou Ovale di Sorrento.

E para aqueles que gostam de saborear o fino licor italiano damos aqui continuidade às nossas receitas de doces que podemos fazer com nosso Limoncello Artesanal La Bachiega:

Panna Cotta com Limoncello – Receita da Carolina Ferráz

Ingredientes

400 ml de creme de leite fresco

1/3 de baunilha de fava

3 folhas de gelatina incolor

80 gr de açúcar

Calda de Limoncello

1 limão siciliano

50 gr de açúcar

100 ml de limoncello

Modo de preparar:

  1. Ferva 200 ml de creme de leite com a baunilha (abra a fava no meio e raspe o miolo).

  2. Bata o restante do creme de leite em chantilly com o açúcar e guarde na geladeira.

  3. Quando o creme de leite tiver fervido, retire do fogo e acrescente as folhas de gelatina amolecidas em água fria (esprema as folhas antes de colocar no creme).

  4. Deixe esfriar completamente, mexendo de vez em quando. Se for necessário, coloque na geladeira sem deixar endurecer.

  5. Quando estiver com uma consistência cremosa e bem fria, adicione o chantilly (misturando levemente) e coloque numa forma ou em forminha

  6. Ferva 200 ml de creme de leite com a baunilha (abra a fava no meio e raspe o miolo).

  7. Bata o restante do creme de leite em chantilly com o açúcar e guarde na geladeira.

  8. Quando o creme de leite tiver fervido, retire do fogo e acrescente as folhas de gelatina amolecidas em água fria (esprema as folhas antes de colocar no creme).

  9. Deixe esfriar completamente, mexendo de vez em quando. Se for necessário, coloque na geladeira sem deixar endurecer.

  10. Quando estiver com uma consistência cremosa e bem fria, adicione o chantilly (misturando levemente) e coloque numa forma ou em forminhas.

  11. Guarde na geladeira por 2 ou 3 horas.

Como preparar a calda de Limoncello:

  1. Leve o açúcar com o Limoncello ao fogo, sem mexer.

  2. Quando o açúcar derreter, adicione o limão picado.

  3. Deixe esfriar e sirva com a panna cotta.

Torta de Limão e Limoncello

Ingredientes: Para a base: * 200g de bolachas Maria; * 80g de manteiga sem sal derretida; Para o creme de limão e Limoncello : * 220g de açúcar branco; * Raspa de três limões; * 150ml de sumo de limão; * Quatro ovos grandes; * 150g de manteiga sem sal amolecida; * Três colheres de sopa de Limoncello La Bachiega; Para o merengue: * Três claras de ovo; * Uma pitada de sal; * 150g de açúcar. Confecção: * Picar finamente as bolachas Maria e misturar com a manteiga derretida, amassando bem até obter uma pasta homogenea; * Colocar na base da tarte, calcar bem e levar ao freezer; * Para o creme juntar o açúcar, a raspa de limão, o sumo de limão e os ovos e bater bem com uma vara de arames; * Levar a aquecer em banho-maria, mexendo sempre até engrossar e sem deixar ferver (aproximadamente dez minutos); * Retirar do lume e juntar a manteiga cortada em pedaços pequenos, misturando para envolver; * Juntar o Limoncello e levar ao freezer pelo menos durante duas horas; * Para o merengue bater as claras em castelo juntamente com a pitada de sal; * Acrescentar o açúcar aos poucos, continuando a bater até ficar duro e brilhante; * Cobrir a base de bolacha com o creme de limão e com o merengue e levar ao forno pré-aquecido a 240º durante três a cinco minutos; * Esperar até esfriar para desenformar.

BOM APETITE !!!!

Faça agora a sua receita com o nosso delicioso Limoncello La Bachiega! www.labachiega.com.br/limoncello

#ReceitascomLimoncello #LimoncelloArtesanal #LimoncelloLaBachiega #DrinkscomLimoncello #DocecomLimoncello

0 visualização
Curta nossas páginas
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
Telefone / WhatsApp

(11) 99121-5940